PROCESSOS FORMATIVOS, TECNOLOGIAS IMERSIVAS E NOVOS LETRAMENTOS CONVERGÊNCIAS E DESDOBRAMENTOS

Código: GDKJ99TWJ Marca:
R$ 75,70 R$ 71,00
Comprar Estoque: 30 dias úteis
  • R$ 71,00 Boleto Bancário
  • R$ 71,00 American Express, Visa, Diners, Mastercard, Hipercard, Elo
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A obra coletiva de educadores(as) pesquisadores(as) traz reflexões contemporâneas relativas às formações dos(as) profissionais da educação que pela sua práxis pedagógica, inserem novos letramentos integrados à cultura digital e provocam reflexões críticas para a sociedade a respeito das tecnologias imersivas. A formação crítica e reflexiva vai além da escola, pois, disseminam novas práticas sociais para potencializar o acesso à informação, comunicação e letramentos necessários para o exercício da cidadania. 
O leitor de "Processos Formativos, Tecnologias Imersivas e Novos Letramentos" dialoga com pesquisadores(as) brasileiros(as) e europeus sobre suas pesquisas e práxis pedagógica mediadas pelas tecnologias imersivas, que podem ser aplicadas em contextos múltiplos por outros educadores(as) interessados(as) em ressignificar suas práticas pedagógicas com novos pensamentos, ações e elementos tecnológicos da cultura digital. Os autores e as autoras apresentam nessa coletânea algumas perspectivas sobre a integração das tecnologias imersivas para a formação dos(as) educadores(as), especialmente as mídias para comunicação como rádio, redes sociais e jornal que na área da educação passam a dialogar com o currículo escolar e provocam em estudantes de vários níveis do ensino, novos letramentos necessários para conviver na sociedade contemporânea que exige diálogo, crítica e criatividade ao longo da vida. O objetivo principal da obra coletiva é provocar no leitor reflexões sobre a necessidade urgente de mudança de paradigma na educação provocado pelas contribuições que a cultura digital com suas convergências e seus desdobramentos trazidos de forma reflexiva, como também ativa em ações e práticas à educação contemporânea. 

CAPÍTULO 1
INSIGNARE: UMA PROPOSTA DE EDUCAR PELA PESQUISA NA ESCOLA BÁSICA A PARTIR DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E DE TECNOLOGIAS IMERSIVAS

CAPÍTULO 2
A CONVERGÊNCIA ENTRE REDES SOCIAIS E REDES UBÍQUAS NOS PROCESSOS FORMATIVOS: DISCUTINDO A TEORIA ATOR-REDE (TAR) E A ESCOLA COMO ESPAÇO HÍBRIDO

CAPÍTULO 3
NARRATIVAS DIGITAIS EM DEFESA DA CIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS: ESTRATÉGIAS PARA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO

CAPÍTULO 4
PRÁTICAS CIBERFEMINISTAS EM REDES SOCIAIS E MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS NA PANDEMIA

CAPÍTULO 5
PROCESSOS FORMATIVOS E NOVOS LETRAMENTOS EM TEMPOS DA COVID-19

CAPÍTULO 6
LETRAMENTO VISUAL COM A ADOÇÃO DO STOP MOTION NO PROCESSO FORMATIVO CONTINUADO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CAPÍTULO 7
APLICACIONES DE LA REALIDAD EXTENDIDA PARA LA DIVULGACIÓN CIENTÍFICA Y EL DESARROLLO DE CONTENIDOS EDUCATIVOS

CAPÍTULO 8
ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NO DENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS

CAPÍTULO 9
SOCIAL STEAM MACKER: A CONVERGÊNCIA DO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO COM A TECNOLOGIA SOCIAL

CAPÍTULO 10
A RÁDIO ESCOLAR E OS PROCESSOS FORMATIVOS DO ESTUDANTE PESQUISADOR 
 
CAPÍTULO 11
O JORNAL DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TRANSIÇÃO DO PROJETO LER E PENSAR

CAPÍTULO 12
MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INDICADORES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES 

CAPÍTULO 13
O ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA INCLUSÃO CURRICULAR

CAPÍTULO 14
A WIKIPÉDIA NO MOVIMENTO DA EDUCAÇÃO ABERTA: COREOGRAFIA REFLEXIVA A PARTIR DA REDE ACADÉMICA INTERNACIONAL WEIWER

CAPÍTULO 15
A INCORPORAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR:
DINÂMICAS DE GARANTIA DA QUALIDADE

TRAJETÓRIA CURRICULAR E DE PESQUISA DOS(AS) ORGANIZADORES(AS)

LIVRO

Acabemento: Fosco

Brochura

Formato: 16x23cm

Paginas: 250

IBNS: 978-65-87700-10-6

ORGANIZADORES:

CLAUDIA COELHO HARDAGH 
Doutora e mestra em Educação: Currículo, com pesquisa sobre Tecnologias e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais (CES), sob a supervisão do Professor Dr. Boaventura de Souza Santos. É pedagoga, socióloga e historiadora. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Líder do grupo de pesquisa internacional: “Convergência: Escola Expandida, Linguagens Híbridas e Diversidade”. É Professora Visitante do da Universidade Federal de São Paulo (UAB/Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Logos University International, (UniLogos, LUI - Flórida, EUA).

EDUARDO FOFONCA 
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de investigação: “Educação, Comunicação e Tecnologia” na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Didática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná e em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É pedagogo e licenciado em Letras Português. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Educação da Logos University International, (UniLogos, LUI – Flórida, EUA).

NURIA PONS VILARDELL CAMAS 
Doutora em Educação: Currículo, com enfoque em Tecnologias e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Educação no Ensino Superior, com enfoque em Educação a Distância e Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAM). Especialista em Leitura Crítica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Licenciada em Letras. Professora Pesquisadora no Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

R$ 75,70 R$ 71,00
Comprar Estoque: 30 dias úteis
Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Christofer Scorzato Lima - CMS Editora - CNPJ: 31.798.595/0001-04 © Todos os direitos reservados. 2021